sábado, 16 de junho de 2018

FUTEBOL, FENÔMENO NOS ESPORTES



FUTEBOL, FENÔMENO DOS ESPORTES
O Futebol era praticado por estudantes ingleses em disputas entre colégios. As regras do esporte foram criadas em 1863 na Inglaterra e o FOOTBALL foi expandindo em fábricas, bairros e associações profissionais. Primeira partida entre países aconteceu em Londres em 1870 com a Inglaterra vencendo a Escócia por um a zero. Depois Uruguai e Argentina se enfrentaram no começo do século vinte. Em 1904 foi criada a FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUBEBOL com 8 países apenas, e a Inglaterra aderiu em seguida. FIFA conta hoje com 211 filiados. Primeira COPA DO MUNDO foi em 1930 com a TAÇA JULES RIMET, que o Brasil em 1970 ganhou o direito de trazer para casa ao ser campeão pela terceira vez na copa disputada no México. Esta taça de grande valor histórico e com grande quantidade de ouro foi objeto de furto no Rio de Janeiro, estando desaparecida, possivelmente foi derretida para compra de armas e drogas. A partir de 1970 está em disputa a nova taça FIFA com 32 seleções disputando a cada quatro anos. O Brasil é penta campeão e está buscando o HEXA. Já está aprovada a realização da Copa de 2026 com 48 países participando. Esta copa será disputada nos gramados de três países norte americanos: Estados Unidos, Canadá e México.
Questionando o motivo da alta popularidade do futebol, anotei algumas prováveis explicações para sua liderança absoluta e fenomenal no mundo dos esportes. Começa que o futebol é disputado dentro de circunstâncias e regras bastante justas para todos os contendores, pois tamanho do campo, a grama e a bola são iguais para os atletas. Já uma corrida de fórmula I depende mais do carro do que do piloto. Somente meia dúzia de brasileiros puderam ser pilotos de Fórmula I em toda minha existência. O futebol permite craques de qualquer tamanho ou cor. Pelé não passava de 1,70 m, Leonel Messi melhor do mundo há vários anos é baixinho. Altos ou baixos podem chegar ao topo do mundo do futebol. Para ser jogador de Basquete precisa de altura próxima a dois metros ou mais. Na mesma linha está o Voleibol, onde imperam os grandalhões. O jogo de Tênis é disputado também de maneira muito equilibrada, entrando em uso bolinhas, quadras, raquetes e regras iguais para atletas no jogo. Existem tenistas campeões de qualquer estatura, vide André Agassi. Mas a facilidade de praticar o tênis não se compara ao futebol. Raquetes e bolinhas de tênis custam caro, professores são pouco acessíveis e papai e mamãe não têm condições de bater bolinhas com suas crianças. Já o futebol permite o treinamento de futuro campeão logo que ele dá os primeiros passos. Uma bola sempre é colocada aos pés das criancinhas para jogar pelos corredores de casas e apartamentos. Uma bola de futebol é encontrada a preços acessíveis por qualquer favelado. Até bolas artesanais prestam ao treinamento e diversão. Meias para uso com calçados, quando já quase descartáveis, serviam para confecção de bolas de futebol ao serem recheadas com panos, enquanto uma bola comprada era esperada, e as peladas continuavam pelos terreiros e pastagens. Na minha infância, vez por outra, um garoto apanhava dos pais pelo sumiço de alguma meia de sapato ainda nova. Das favelas vieram craques que se tornaram milionários por este esporte brilhante e inclusivo. A facilidade de aprender chutar bolas desde o berço permite formação de atletas em profusão, dando base para descobrir talentos para brilho e expansão do futebol.
Um Clube de Futebol possui a característica de agregar pessoas de qualquer origem étnica, de qualquer poder econômico, de diferente grau de cultura, de diferentes religiões ou ideologia política. Numa mesma torcida juntam-se e se abraçam na comemoração de um gol do time todo tipo de doutores, juízes, médicos, pedreiros, brancos, pardos, pretos, ricos e pobres. Isto faz do futebol um agente social dos mais democráticos. Pelé e companheiros jogando foram responsáveis por interromper uma guerra na época.
O futebol movimenta uma fortuna de dinheiro, e onde há dinheiro há corrupção. Mas o dinheiro arrecadado no futebol não é fruto de impostos. Futebol é espetáculo que vai quem quer e pode pagar. Então não se deve misturar futebol com política. Quando nossa seleção usa nossa camisa verde amarela, não está agindo por conta dos corruptos do poder em Brasília. Se o Brasil conquistar o Hexa no Futebol não dará nenhum mérito a político nenhum. Futebol é do povo e não dos políticos.  Assim, é melhor empunhar a bandeira e gritar forte: PRA FRENTE BRASIL!
www.pedrohugocavallari.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário