domingo, 15 de dezembro de 2013

SER ATEU… QUE BESTEIRA!

image

SER ATEU... QUE BESTEIRA!

- PAI, O QUE É ATEU?

- PARA UMA CRIANÇA EU DIRIA QUE ATEU É IGUAL AQUELE PRIMO OU VIZINHO MAIS VELHO QUE DIZ AO MAIS NOVO E INGÊNUO: “PAPAI NOEL NÃO EXISTE, SEU BOBÃO!”.

Ateu é quem não crê em Deus ou em qualquer ser superior. A palavra tem origem no Grego “atheos” que significa “sem Deus, que nega os deuses”. O termo é formado pela partícula de negação “a” juntamente com o radical “theos” (deus).

O termo nasceu na Grécia Antiga para descrever aquelas pessoas que rejeitavam as divindades adoradas por grande parte da sociedade. Estas pessoas eram chamadas de ímpias ao negarem as divindades esquisitas da época.

Nas religiões teológicas (que envolvem a crença em um ser divino), um ateu é aquele que nega a existência de um ser supremo, onipotente (que pode tudo), onisciente (que sabe tudo) e onipresente (que está ao mesmo tempo em todos os lugares).

O ateísmo é a postura dos ateus. É uma postura filosófica que rejeita a idéia de existência de quaisquer deuses. É uma atitude de descrença perante a afirmação religiosa de que existem divindades e de que elas exercem influência no universo e na conduta humana.

Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando defende de forma veemente a ausência de qualquer deus) ou uma atitude passiva (quando nega apenas por não existirem provas que demonstrem a existência da divindade).

A atitude passiva é uma forma de agnosticismo, em que os ateus agnósticos não acreditam em Deus, mas ao mesmo tempo não descartam a possibilidade de existência e não se preocupam com isto.

Ser militante pregador da inexistência de um Deus qualquer é que acho asneira. Ninguém se preocupa em ficar negando a existência de Papai Noel, Branca de Neve, Bela Adormecida e todas as fantasias para as crianças. Papai Noel é uma bonita fantasia que faz bem às crianças ricas ou pobres, não havendo qualquer contra indicação. Seria perda de tempo ficar pregando que PAPAI NOEL NÃO EXISTE e até uma judiação com as crianças que são felizes por muitos anos da sua infância acreditando nele. Seria lamentável alguém ficar dizendo-se “APAPAI NOEL, ABRANCA DE NEVE, ACINDERELA”. Então porque dizer-se ATEU? PURA PERDA DE TEMPO. MELHOR VIVER PARA AFIRMAR COISAS REAIS E INSTRUTIVAS ERRADICANDO A IGNORÂNCIA. O escritor português José Saramago, ganhador de prêmio Nobel de literatura, era ateu, mas não ficava declarando-se como tal. Ele negou Deus afirmando, quando disse: ”DEUS EXISTE NAS CABEÇAS DAS PESSOAS”. Traduzindo de português para brasileiro: ”O HOMEM CRIOU DEUS”.

Fantasias provavelmente fazem bem às crianças e fantasias podem fazer bem a muitos adultos. Então vamos deixar as fantasias adultas existirem para os que necessitem delas. O condenável é o uso da grande fantasia “Homem Barbudo” para extrair dinheiro dos pobres e pessoas inocentes através de ameaças divinas. O comércio das fantasias infantis é bem mais moral e saudável do que comércio das fantasias espirituais adultas. O “livrão preto” e outros semelhantes de organizações religiosas são verdadeiros manuais de guerra, de incitação ao racismo, de promoção de discórdia entre raças e etnias, de pregação da homofobia, de discriminações sexuais e de instituição de castigos cruéis, inclusive o imaginário castigo para depois da morte, o famigerado inferno.

É preferível ser criança e curtir até morrer somente as lindas fantasias infantis com filhos, netos...

*** PUBLICAÇÃO MENSAL NO JORNAL O SERRA NEGRENSE DE SERRA NEGRA - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário