sexta-feira, 27 de julho de 2012

POMBOS CONTRA CORUJAS DE GESSO

Pedro Hugo

“Atirando pedras e pétalas”

www.pedrohugocavallari.blogspot.com                      image

==================================

“COISAS DA VIDA”

POMBOS CONTRA CORUJAS DE GESSO

Numa reportagem de televisão regional foi dado destaque a uma matança de pombos indesejáveis numa cidade paulista através de veneno distribuído às aves por um desconhecido.

Na reportagem sensacionalista da famosa TV uma senhora ambientalista fanática deu entrevista deplorando a ação “criminosa” e no final afirma que existe uma solução fácil e segura para afastar os pombos, que me chamou a atenção e desejei que fosse verdade. Ela disse que corujas reproduzidas em cerâmica ou gesso, se colocadas nos telhados ou lugares em que os pombos aninham-se, afastaria os indesejáveis, não havendo, portanto, necessidade de assassiná-los, visto que corujas são predadores temidos dos pombos.

Por coincidência eu estava enfrentando no exato momento grandes perturbações pelos pombos numerosos em nosso bairro. De noite eles aninham-se nas calhas descendentes protegidas pelos beirais do telhado da nossa casa. Suas fezes descem borrando as paredes pintadas de novas, e, todas as manhãs nossa empregada precisava empregar produtos de limpeza e força para remover os diversos pontos borrados dos ladrilhos do quintal.

Aquela senhora do telejornal falou com tanta convicção que corujas de mentira poderiam afastar os borradores e grafiteiros alados, que passei a procurar em lojas de Serra Negra corujas em tamanho natural. Não custava muito tentar esta solução tão humana. Mas em Serra Negra não encontrei réplicas aproveitáveis. Contudo há um ano, em visita a Poços de Caldas eu havia dado uma coruja de gesso de presente á minha esposa, que sempre foi admiradora da espécie. Achei que não devia expor a coruja presenteada a algum perigo no teste de espantar pombos. Aguardei uma semana e achei uma manhã disponível e me dirigi até a cidade de Pedreiras com muita esperança em caçar corujas espantalhos. Depois de alguma procura encontrei uma que demonstrava ser predadora cruel. Fechei negócio. Rodei por todo o centro comercial da cidade, mas não encontrei mais nenhuma no porte desejado.

Com aquela única adquirida pensei então juntar a da minha esposa para fazer um teste em espantar os hóspedes noturnos. Voltei cheio de esperança para minha Serra Negra. Ainda haveria o problema sério de subir ao telhado altíssimo da casa assobradada de três andares para instalar os predadores. Poderia ter vertigem e cair lá de cima e jamais saberia se corujas espantalhos vencem os pombos. Mas no dia seguinte pela manhã consegui instalar as duas corujas de gesso a um metro abaixo do lugar preferido de dois casais de pombos. As corujas na cor cinza olhavam fixamente para frente de forma ameaçadora, mas imóveis logicamente. Aguardei ansiosamente o dia todo aquele por do sol e anoitecer. Das 17 horas em diante postei-me estrategicamente na sacada e passei a observar a movimentação dos pombos. Logo os hóspedes começaram a rodear. Primeiro pousaram no telhado do vizinho e olharam em direção ao abrigo costumeiro na minha casa. A penumbra vai tomando conta de tudo e minhas corujas encaravam os quatro pombos como que dizendo aquele refrão “ai se eu te pego”. Então ouço o bater de asas do casal de pombos. Eles vão, sem pedir licença às corujas, direto para a calha logo acima da primeira guardiã. Logo em seguida o outro casal aninha-se também na calha vizinha acima da outra coruja gessada.

Não me senti um otário. Fiquei tranqüilo diante de tanto esforço que empreguei em fazer coisa tão ecologicamente perfeita.

Liguei para minha esposa que ainda não havia retornado do trabalho e relatei o ocorrido e agradeci o empréstimo da coruja dela, presente meu. Eu disse-lhe que sua coruja estava sã e salva e que no dia seguinte removeria do perigo em que ela achava-se. Brinquei dizendo que sua coruja não era valente o suficiente para afastar os pombos.

No dia seguinte de manhã fui verificar tudo e saber se algo havia mudado. Nossa empregada já havia chegado e contei a ela que não funcionou minha tentativa de diminuir o serviço dela. Fui com ela certificar o que ocorreu durante aquela noite.

Ela olhou o chão que limpava todos os dias e viu que nada havia mudado. Placas de esterco pombal estavam ali para serem removidas. Com sorriso irônico, fez-me olhar para cima e disse:- Trabalho dobrado hoje. Veja a situação das corujas lá penduradas!

Caí numa risada gostosa... As corujas estavam irreconhecíveis pelas fezes que os pombos haviam lançado sobre elas naquela noite.

Comecei a imaginar: Será que aquela ecologista possui loja ou fábrica de corujas de gesso?...

As corujas desapareceram das lojas da região, mas os pombos voam livres enfezando as cidades do circuito das águas.

EPÍLOGO: Resolvi meu problema com dois copos de água e estrondos de palmadas no mesmo dia do fracasso das corujas. Quando no escurecer voltaram os pombos, das janelas e sacadas os ataquei com copos de água e palmas estridentes. Os pombos voaram na escuridão e não regressaram mais naquele dia e dias seguintes. Reconheceram meu cavalheirismo e devem ter arrumado outro abrigo. Então é assim, “espantando é que agente entende-se”. Ah! A coruja de minha esposa? Depois de um bom banho, passa bem... Obrigado! Ela ganhou uma companheira e passam o dia trocando olhares platônicos.

26 comentários:

  1. Pedro, seu artigo ajudou muito, pois tinha ouvido falar a respeito da coruja artificial que espanta pombo mas não tinha acreditado muito.
    Se você não tivesse contato sua experiência talvez hoje estaria a procura de uma coruja, subido no telhado e seria motivo de risadas dos pombos.
    Quero agradecer pois hoje tenho uma frutação a menos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedro Hugo!
    Estamos enfrentando os mesmos problemas, infelizmente.
    Ouvi falar da coruja, e vim pra internet pesquisar...
    Pena mesmo que não funcione...
    Como sua esposa, também sou admiradora das corujas, e seriam até bem-vindas algumas delas em esculturas, a enfeitar as vigas e tesouras de madeira do meu telhado...
    Encontrou alguma solução?
    De casal de pombinhos em casa, bastamos nós e nossos cônjuges, não é?
    Desde já agradeço a atenção e a ajuda.
    Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha moro em goias na capital goiania a tres anos venho sofrendo com os pombos ja pus de tudo para espantalos mas a unica coisa que os tiraram de la foi a coruja de porcelana

      Excluir
    2. Ola tambem moro em Goiânia e sofro com os pombos tambem....poderia me dizer onde encontrou uma coruja de porcelana?

      Excluir
  3. muito bom hehe

    eu tambem to com problemas com pombos, estava procurando corujas de mentira para colocar no meu telhado hahaha, ainda bem que cheguei aqui antes de gastar meu suado dinheiro. Abraços amigo

    ResponderExcluir
  4. Pena que não deu certo...
    Não dá vontade de pendurar a tal ecochatologista no telhado?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu que ia comprar algumas corujas hoje. Eu não entendo uma coisa, posso matar uma cobra ou um rato que se alojar em minha casa, mas não posso matar os pompos que sujam minha residencia e nos traz doenças com suas fezes. Eu me lembro que em uma das visitas a um enfermo na Beneficência Portuguesa fui orientado por um funcionário do hospital a não se debruçar nas janelas pois o maior índice de contaminação hospitalar estava nas fezes dos pompos que por la deixavam. Só nos resta saudar a mandioca.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço muito este seu relato!
    Estava pesquisando onde comprar uma coruja pra espantar pombos e encontrei sua experiência.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o relato. Vou procurar uma alternativa e testar a eficiência.

    ResponderExcluir
  8. Minha vó resolveu colocando réplicas de cobras de lojas de 1 real. Qdo mais coloridas, melhor.

    ResponderExcluir
  9. O MEU DEUS! ja estava ficando tão animado achando que iria conseguir acabar com estas infernais que ficam aqui acima da minha janela na Casa Paroquial gritando Ú Ú Ú Ú Ú...

    ResponderExcluir
  10. mas se alguem souber algum jeito, entrem em contato comigo pelo cel e waths 31 9. 9147-4175 ou pagina no facebook PadreAngelo.Marcio
    ja rezei, já benzi kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. mas se alguem souber algum jeito, entrem em contato comigo pelo cel e waths 31 9. 9147-4175 ou pagina no facebook PadreAngelo.Marcio
    ja rezei, já benzi kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Também agradeço o relato, Pedro; já estava procurando na internet alguma com penas...iriam ficar sujas pelos detritos delas...abraço.

    ResponderExcluir
  13. Também agradeço o relato, Pedro; já estava procurando na internet alguma com penas...iriam ficar sujas pelos detritos delas...abraço.

    ResponderExcluir
  14. Pesquisando aqui na tia net, li um outro caso parecido. Porém obteve-se sucesso. A pessoa não desistiu na primeira tentativa. Na segunda noite e pessoa colou uma rabiola de pipa para dar a impressão de viva. Segundo ele, deu certo. Os pombos sumiram.

    ResponderExcluir
  15. Alguém já ouviu falar daquele Ultra Som a venda no mercado livre? Também tenho problemas com pombos. Comprei um repelente contra pombos que chama AVITROL e não resolveu, pois elas não desciam para comer o preparado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei e não funcionou. Teoricamente está correto, mas na prática não funciona, talvez falte potencia sonora ou algo assim. Vi um outro repelente que emite sons de águia e coruja. Será que dá certo?

      Excluir
  16. Alguém já ouviu falar daquele Ultra Som a venda no mercado livre? Também tenho problemas com pombos. Comprei um repelente contra pombos que chama AVITROL e não resolveu, pois elas não desciam para comer o preparado.

    ResponderExcluir
  17. Procurem no aliexpress.com repelente ultra-sônico

    ResponderExcluir
  18. Para dar certo tem que ser coruja de porcelana!!!

    ResponderExcluir
  19. Perto da minha residencia tem um casa que tem uma imponente coruja de gesso. Ninguém vê pombos lá. Já aqui em casa o inferno ta feito por eles. Mesmo com a seu relato eu vou testar. Vai que os pombos do Piauí são mais medrosos!! rsrsrs.

    ResponderExcluir
  20. Avitrol é um veneno perigoso inclusive para outras especies... inclusive passivel de responsabiliade criminal aos crimes contra fauna. A coruja resolveu inúmeros casos que eu conheco. Inclusive se usa na Europa. Que já visitou deve ter visto nos telhados as aves de mentira. Outras coisas podem atrapalhar o resultado. A coruja deve ser posicionada no alto do telhado e não em parapeito de varandas, entre águas do telhado e coisas assim... eles precisam perceber a silhueta do predador. Se afastam por extinto. Com morcegos tb existem estratégias, como colocar telhas de vidro no meio do telhado. Com a luz do dia perdem o abrigo para descansar e se mudam para cara do viznho. Para aves, sarues e morcegos, existe outra estratégia.. Coco de gato. Isso mesmo. Colocar fezes de gato doméstico em saquinhos e deixar dentro do telhado tb é um excelente repelente. São predadores e inimigos naturais. O gato marca o território através da urina e fica claro que exiate um gato ali. Claro que não precisa ser um quilo. Pequenas porções em alguns pontos já resolve.

    ResponderExcluir
  21. Realmente,também estou passando com o mesmo problema,invasão dos pombos no telhado.comprei uma coruja de gesso e vou fixar no telhado,através de uma mola amarrada numa cordinha.todo vês que os pombos estiverem perto da coruja vou mexer o corda.e vou ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  22. Kkkkkkkkk adorei a história! Muito engraçada, que situação!

    ResponderExcluir