sábado, 22 de dezembro de 2012

A MAIORIA ESTÁ SEMPRE CERTA?

clip_image001

“COISAS DA VIDA” A MAIORIA ESTÁ SEMPRE CERTA?

Eu, “ex-caipira”, tive oportunidade de freqüentar bom colégio e, ainda garoto tive acesso a uma boa cultura, conseguida em dias inteiros de vários anos de estudos intensos. O meu linguajar caipira daquela infância vivida no sítio aprendido com meus pais, irmãos e vizinhos da roça, foi substituído por uma linguagem mais culta. Até meus 12 anos o verbo “por” era ponhar, a letra “éle” era pouco usada ou usada na palavra errada. Um irmão meu garotão, três anos mais velho, foi trabalhar numa loja de tecidos da cidade e o proprietário era o Sr. Geraldo. O lojista ensinou meu irmão a chamá-lo corretamente de Geraldo com “L”, e não Gerardo. O meu irmão não perdeu tempo: no primeiro fim de semana com mais pessoas almoçando em nossa casa do sítio, ele pediu com toda pompa “mãe, me arruma um galfo!”. Eu, já rapaz e com boa cultura, freqüentava minha cidade onde a maioria falava o caipirês. Eu gostava de freqüentar o bar onde havia um campo de bocha. Lá meus amigos e conterrâneos caprichavam no caipirês e eu ficava incomodado como falar. Eu seria único falando volta, calma, punha... Os demais falavam vorta, carma, punhava... Naquele ambiente eles estavam certos e eu errado. Eu ficava pensando ser melhor ficar calado. Falar o mínimo necessário. Algumas vezes fui alvo de comentário pela maioria errada quando falei corretamente as palavras que eles ainda insistem até hoje em falar erradamente. Confesso que tive vergonha de falar corretamente algumas vezes na presença dos amigos caipiras e meio contrariado falei a língua deles. A “MAIORIA” ali estava certa falando errado, e eu errado, falando certo. Isto demonstra que a maioria nem sempre está correta em várias atividades, principalmente em se tratando de política e religião. Na política temos inumeráveis eleitos para palácios, quando deveriam estar em penitenciária de segurança máxima. E estas maiorias eleitoras não sentem vergonha de ter votado num bandido ou num corrupto descarado. Estamos vivendo um momento de corrupção nunca visto e nosso país está gastando milhões, meses de trabalho do Supremo Tribunal Federal só para desmascarar a quadrilha do “Mensalão” que serviu para um “coitado” chamado Lula deitar e rolar, engordar seu partido e partidos aliados. Ele foi eleito por MAIORIA absoluta e Zé Dirceu(réu condenado) seria o Presidente do Brasil, se dependesse dele. Mas o escândalo do Mensalão atrapalhou seus planos culminando com condenação do companheiro Dirceu e outros companheiros. Lula Conseguiu enganar até os europeus com sua fala habilidosa e mentirosa. Ele não está preso devido à sua grande capacidade em não ser flagrado na cena do crime. Houve uma blindagem na época para o Brasil não ter mais um presidente deposto. Mas a casa está caindo. Valério em depoimento afirmou que Lula deu O.K. às operações do mensalão. Concluímos que no Brasil deveria assumir o poder o menos votado em eleições. Em religião a coisa acontece assim... Numa época e lugar uma maioria acredita em absurdos dogmas e divindades e, aquele que melhor posicionado culturalmente não aceita aquilo, é obrigado ter vergonha de dizer que não acredita, pois será mal visto pela maioria enganada. Inverte-se a situação... São os que crêem em grandes bobagens que deveriam envergonhar-se. Mas como são maioria podem acreditar com orgulho. Também os interesses políticos, comerciais, familiares e de amizades fazem milhões abrir mão de suas verdadeiras posições e mentir, professar tal fé, tal crença e a ajoelharem-se contritamente fazendo crer que acreditam, para ganhar votos, vender mais ou não aborrecer papai, mamãe, avó, tia e amigos. Devido a isto, as estatísticas a respeito de crenças são bastante falsas. É mais fácil ainda para as pessoas mentir que acreditam em absurdos do que falar a verdadeira posição pessoal. Por sua vez, quem está protegido pela maioria, não se acanha de publicamente demonstrar fé em coisas visivelmente sem fundamento algum. Vergonha porque, se a maioria acredita nisto?... Uma manada de zebras sedentas dispara em direção ao riacho, e apenas uma zebra vai mais devagar ao chegar próximo à água. Na curva do rio leões famintos aguardavam as vítimas para o almoço. A manada toda foi surpreendida pelos leões, menos uma zebra que ficou distante por precaução e correu para longe do perigo. A MAIORIA está sempre certa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário