segunda-feira, 29 de abril de 2013

BANDO DE LOUCOS

clip_image002

==================================

BANDO DE LOUCOS

“SE EU TIVESSE QUE PRENDER ALGUÉM, EU PRENDERIA TODOS OS ENVOLVIDOS NA CRIAÇÃOE DIVULGAÇÃO DO PERIGOSO SLOGAN “BANDO DE LOUCOS”.

O que é um torcedor?Provavelmente desde os tempos que o homem vivia na caverna existe a figura de torcedor. Deduzimos que nossos ancestrais que viviam nas cavernas já praticavam algum tipo de disputa ou jogo e contando sempre com alguma torcida calorosa. Voltando bastante no tempo sabemos dos romanos e gregos e seus jogos perigosos sob olhar atento de torcida fanática. O Coliseu em Roma ainda está quase íntegro para ser visitado e foi o palco de lutas sangrentas com platéia entusiasmada delirando pelas espadas dos gladiadores entrando na carne do adversário, da mesma forma que hoje deliramos com a bola entrando no gol nas partidas de clássico de futebol. Estamos mais civilizados.

Tudo leva a crer que jogos e disputas são coisas naturais dos seres humanos. Inicialmente as lutas ferozes serviam para fazer a seleção sexual que fez nossa espécie progredir rumo ao domínio da terra. Com muita interferência na seleção sexual por religiões e os Estados, as lutas corporais perderam força e vieram os jogos para realçar os melhores em atividades físicas. Aos ingleses devemos a invenção do futebol e do tênis que movimentam milhões de torcedores e bilhões de dólares em prêmios.

Ninguém consegue ficar alheio aos diversos tipos de agremiações envolvendo disputas oficiais e organizadas. Temos natural desejo de participar como torcedor pelo menos em uma modalidade de esporte. O que faz uma pessoa ser fanática pelo seu time ou clube? Parece-nos que o torcedor imagina que ele é o vencedor quando seu time ganha. Ele bate no peito e beija a camisa do clube como se fosse ele o grande goleador ou ganhador. Ele sente-se vencedor por ter escolhido o melhor ou o campeão. Não temos dúvida que somos envolvidos nesta questão sem que nada possamos fazer. Particularmente acho lutas corporais violentas entre os humanos uma volta às cavernas. Interessante que condenam muito as touradas e brigas de galo e ninguém se revolta com lutas de boxe e as recentes lutas corporais que movimentam La Vegas. Temos comprovação de danos irreparáveis em quase todos grandes lutadores de boxe e lutas semelhantes. E não faltam torcedores para estas lutas cavernosas.

Os excessos de torcedor acontecem sempre e está difícil de serem contidos. Culpa de quem? Observando por anos a fio vejo que existe grande culpa dos promotores e interessados nos espetáculos. Quem será que inventou e colocou o apelido BANDO DE LOUCOS para a torcida do Corínthians? Uma torcida numerosa e fanática incentivada com este título perigoso e pernicioso só pode causar o que presenciamos recentemente com mortes de torcedores de outro time, vandalismo no aeroporto de Guarulhos e a trágica morte de um torcedor adversário ao receber um foguete mortal na Bolívia. Este lema de torcida faz com que um adolescente que já é predisposto a cometer algum vandalismo extrapole para provar que é merecedor de participar da torcida BANDO DE LOUCOS. Um adolescente assim teria que usar obrigatoriamente em sua camisa uma advertência de perigo. Este slogan foi exaltado pelos canais de televisão, pela imprensa em geral e com aval de ídolos que penduraram as chuteiras e hoje comentam os espetáculos de futebol. Lucram com o nosso futebol os atletas, clubes, políticos e emissoras em geral e os torcedores ganham processos, prisão, chuva e frio. Existe um adolescente respondendo por homicídio e 12 corintianos estão ainda presos na Bolívia em situação precária com micoses e outros vírus conquistados nas celas. Eu condeno a TV que faz a chamada para um jogo convocando o BANDO DE LOUCOS, e absolvo os envolvidos que cometeram atos ilícitos sob o efeito psicótico provocado pela propaganda gananciosa das emissoras e seus locutores na luta pela audiência.

(Jornal O SERRA NEGRENSE). 26 04 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário