quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ATIRANDO PÉTALAS AO MONUMENTO AOS IMIGRANTES

image

ATIRANDO PÉTALAS NO MONUMENTO AOS IMIGRANTES

Quem chega a Serra Negra pelo lado da Praça Sesquicentenário é recebido por três estátuas de imigrantes italianos com trajes típicos da época da imigração. As três estátuas, cercadas por um cafezal em miniatura, compõem o monumento de excelente visual e grande significado para nossa cidade, que foi formada por grande contingente de pessoas vindas da Itália.

Você já parou para pensar o que representa a uma família italiana, há mais de cem anos atrás, embarcar naqueles navios precários e perigosos, e passar 30 dias navegando em direção a uma terra desconhecida, deixando para trás toda sua gente e sua pátria, talvez para sempre?

Se um bisavô meu não tivesse enfrentado esta viagem arriscada e dolorida ao coração de toda família, e não chegasse aqui com meu avô, que contava 09 anos, que por sua vez mais tarde gerou meu pai brasileiro, eu não estaria aqui hoje. Iguais a mim existem milhares em Serra Negra e pelo Brasil todo. Se aquele navio naufragasse ou uma doença matasse qualquer dos meus ancestrais eu não existiria. Em resumo, nossos antepassados de qualquer origem merecem toda nossa gratidão e consideração. Os mais remotos ancestrais enfrentaram animais ferozes à unha e os mais recentes escaparam de homens ferozes e suas fogueiras da inquisição ou holocausto da segunda guerra mundial. Graças a eles estamos aqui.

Então me emociono muito com este monumento de raro bom gosto e significado para nossa gente serrana.

clip_image002Procurei saber a origem deste monumento. Talvez a pessoa que deu a idéia nem se saiba, mas consta que foi inaugurada em 2004, figurando na placa, entre outros, o Governador Geraldo Alckimin e o Prefeito Paulo Roberto Schachetti. A todos que viabilizaram esta justa homenagem aos verdadeiros heróis imigrantes, nossos sinceros parabéns.

A primeira viagem de imigrantes italianos para o Brasil aconteceu em 1874, do porto de Gênova, com 386 famílias, em um navio a vela “SOFIA” que chegou ao Brasil em 21 de fevereiro de 1874.

clip_image003

clip_image004 (Fiz minha homenagem com uma música no CD de 2007 onde o monumento está na capa e mantenho há vários anos a mesma foto no Facebook).

* Publicado no Jornal Serra Negrense de Agosto de 2013.

2 comentários:

  1. Alessandro Tessicini28 de março de 2017 às 06:56

    Linda homenagem Pedro! O monumento em questão foi inaugurado em 1980! Mais precisamente 11/05/1980 (dia das mães) sei porque eu estava lá. Tenho fotos deste evento, neste maio o monumento completa 37 anos, eu nesta ocasião tinha 5 anos sou filho do artista Marcello Tessicini (italiano de Roma falecido em 2000).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir