sábado, 24 de novembro de 2012

ANTIGOS DEUSES APOSENTADOS

clip_image002

============================================

“COISAS DA VIDA”

ANTIGOS DEUSES APOSENTADOS

Nossos ancestrais humanos adoravam o sol e a lua como se fossem deuses, com justa razão, dado o conhecimento que possuíam. Os povos mais civilizados dos antigos impérios possuíram vasto quadro de deuses. A Grécia antiga é o maior celeiro de deuses hoje foras de moda. No monte Olimpo ficava a morada dos deuses gregos onde o Deus dos deuses era ZEUS. Zeus, o deus dos trovões e senhor do Olimpo, era filho de Cronos e Réia. Cronos tinha o hábito de devorar seus próprios filhos para que não tomassem seu lugar no trono. Mas quando Zeus nasceu sua mãe Réia, já cansada de tanto sangue e sofrimento, deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando a vida do filho. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e ajudaria o filho a tomar o trono do pai. Assim que Cronos descobriu que tinha engolido uma pedra ao invés do filho saiu à procura de Zeus, mas não o encontrou. Zeus adulto foi ao encalço do pai para combatê-lo. Zeus obrigou seu pai a engolir uma bebida mágica, que restituiu todos os filhos que no passado tinha devorado. Então após dez anos, que foi o tempo que durou a guerra, Zeus subiu ao Olimpo junto com seus irmãos Poseidon e Hades que o ajudaram a destruir Cronos, e então comandaram o Céu, a Terra e os demais deuses. Foi na Grécia, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos(Olímpíadas) em homenagem aos deuses, especialmente Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C. Segundo algumas versões,quandoZeus derrotou Cronos, seu pai, em Olímpia, mas outras versões dizem que ele celebrou lá jogos para comemorar sua vitória.

Então me propus a escrever esta crônica para mencionar como um Deus tão poderoso no passado no presente transforma-se apenas em personagem de teatro, inspiração para poetas, literaturas de ficção e ganha até homenagens estranhas a um deus. Não é raro ouvirmos alguém chamando por Zeus e, quando olhamos constatamos tratar-se de um cão, normalmente cão de guarda. Diana, também uma deusa respeitável, costuma ser nome de cadelas amigas. Eu estava escrevendo ainda este artigo quando pela madrugada fui vestir minha cueca e quando procurava o lado certo, frente ou verso, observei o nome estampado na etiqueta de minha peça íntima, que às vezes é borrada de marrom e abriga minha parte íntima. Fiquei abismado com a coincidência: o nome na etiqueta é ZEUS. Minha esposa foi quem comprou para mim e eu não havia observado ainda. Isto me ajudou a melhorar minha tese em foco.

Zeus foi por milhares de anos Deus dos Gregos e continuou com os Romanos. Júpiter é uma cópia romana de Zeus grego. Também era chamado de Jove (Jovis). Diana era a deusa da lua e da caça, mais conhecida como deusa pura, filha de Júpiter e de Latona. Diana era cultuada em templos rústicos nas florestas, onde os caçadores lhe ofereciam sacrifícios. Na mitologia romana, Diana era deusa dos animais selvagens e da caça, bem como dos animais domésticos. Então é justo muitas cadelas hoje serem chamadas de Diana.

Sócrates, pioneiro da filosofia que nasceu em Atenas por volta de 470 a.c., Pitágoras, que hoje estudamos em álgebra e nasceu em 570 a.c. e Drácon que instituiu a democracia em 621 a.c. provavelmente todos estes reverenciavam Zeus e seus colegas deuses. Ou foram obrigados a dizer que acreditavam naqueles absurdos deuses, sob pena de castigo mortal. Hoje eles envergonhar-se-iam de ter acreditado em seus deuses.

Na Índia os hindus inventaram o deus supremo e criador de tudo chamado BRAHMA. Mas Brahma, a exemplo do Deus dos cristãos, dividiu o poder com outros dois, VISHNU (Deus da conservação) e SHIVA (Deus da destruição) formando uma trindade. Os budistas acreditam que BUDA é a personificação do VISHNU, o segundo deus da trindade chefiada por BRAHMA. Provavelmente os cristãos copiaram a trindade do Deus Hindu criando a fórmula pai, filho e espírito santo. Hoje BRAHMA é nome de uma cerveja consumida por milhões de pessoas. E diariamente pessoas pisoteiam, amassam e atiram ao lixo uma infinidade de latas estampadas com o nome BRAHMA. Muito marido ou amante ofende e até maltrata sua amada por ter consumido Brahma.

Mas ninguém faz passeata ou invade embaixadas por causa destes deuses aposentados.

Hoje você deve estar achando ridículas crenças antigas iguais às acima mencionadas e que vêm sendo substituídas por muitas outras ao longo dos últimos séculos. No futuro estarão nossos descendentes quem sabe rindo dos nossos deuses e crenças atuais. Mas estaremos mortos mesmo... Dane-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário