sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DROGA, O QUE É DROGA?


DROGA, O QUE É DROGA?
NO DICIONÁRIO, DROGA é a designação geral de toda substância usada em química, farmácia etc. e nome dado aos narcóticos ou entorpecentes (morfina, cocaína etc.).
Não é por acaso que chamam farmácias de drogarias, ou seja, estabelecimentos onde encontramos muitas drogas para todo tipo de doenças ou incômodos. Mas quando falamos droga vem à mente das pessoas produtos proibidos considerados entorpecentes. Droga sempre é associada negativamente pelo menos no nosso país. Quero aqui tentar desfazer esta má interpretação dessas coisas úteis aos humanos e aos seus semelhantes menos desenvolvidos, os outros animais.
Todo remédio que nos cura ou alivia nossas dores físicas é uma... DROGA. Mas do que quero tratar neste artigo é sobre os remédios ou drogas dirigidos a problemas de ordem mental, ou seja, os remédios antidepressivos destinados às nossas dores psicológicas e mentais. Os médicos receitam medicamentos químicos para depressão e outros males mentais de todas as causas e origens, mas nós auto nos medicamos também com drogas químicas como cigarros, bebidas alcoólicas e entorpecentes.
Hoje quero destacar aqui a imensa variedade de DROGAS NÃO QUÍMICAS que nos valemos a todo instante para mantermos nosso equilíbrio mental diante de tantos desafios pela nossa vida. As DROGAS NÃO QUÍMICAS estão presentes em quase todas as atividades dos humanos para combater os problemas psíquicos originados por coisas estressantes e depressivas como morte de um ente querido, fim de namoro ou casamento, falta de dinheiro, perda de emprego e ameaças de doenças graves ou mortais. Nestas situações muitos buscam alívio ou cura usando drogas diferentes das químicas ao procurar atividades diversas, ou seja, praticando algum esporte, jogando cartas, participando de jogos de azar ou bingos, assistindo filmes e novelas, viajando pelo mundo, dirigindo um automóvel, comprando em shoppings, ouvindo músicas, conversando com amigos ou colegas, trabalhando, compondo poesias ou canções, pintando quadros, esculpindo imagens, escrevendo livros, indo ao teatro, tocando instrumento musical, cuidando e acariciando os pets (cães, gatos e pássaros) e... BUSCANDO CRENÇAS E IGREJAS DE TODOS OS TIPOS NA ESPERANÇA POR MILAGRES.
TUDO ISSO É BUSCA INCONCIENTE POR UMA TERAPIA ATRAVÉS DE... DROGAS. ESTAMOS CONSTANTEMENTE NOS DROGANDO DE ALGUMA FORMA. SOMOS TODOS VICIADOS EM DROGAS.
Em situação de desespero e temor as crenças e religiões são altamente prestigiadas devido ao mistério da nossa existência principalmente. Para estarmos aqui na terra, em bilhões de anos a natureza processou uma evolução constante que felizmente nos fez senhores do cérebro mais competente em comparação aos outros animais. A ciência já comprovou e explicou bastante a nossa origem, mas ainda não o suficiente para desmistificar tantas absurdas teorias religiosas. Mas as religiões prestam para levar bastante alívio a muitas pessoas afetadas por ansiedades, preocupações, depressão e dependência em entorpecentes. Não importa no caso discutir as afirmações religiosas, se elas servem de alívio a algum dependente deste tipo de remédio ou droga. A morte de um familiar causa um dos maiores estragos à mente dos humanos. Então a pregação que um ente querido morto estará num paraíso cercado de anjos e muita felicidade faz o cérebro atingido pela perda relaxar o suficiente para seguir em frente. Verdade ou mentira, não interessa. O pai que perdeu o filho e num centro espírita é informado que seu filho enviou mensagem afirmando que está tudo bem onde ele está, recebe uma terapia no seu desespero. Verdade ou mentira, não interessa. É uma droga fazendo bom efeito.
MAS... Todas as drogas químicas ou não oferecem perigo quando usadas sem critério. O remédio pode curar, mas pode até matar se mal consumido.
Os excessos são altamente prejudiciais ao indivíduo e à sociedade. Mesmo as religiões causaram e continuam causando graves prejuízos à humanidade quando conduzidas por fanáticos e seguidas por outros fanáticos. Atualmente o Islamismo está preocupando o mundo com horrores praticados no oriente médio (Iraque e Síria), ao ponto de um fanático Sunita matar um Yazidi e decapitar a vítima (Por ser de outra facção religiosa). Revista Veja mostrou o filho do assassino de sete anos de idade exibindo a cabeça decepada como se fosse um troféu. Chocante!
Droga, o que é droga? A VIDA É UMA DROGA. DE ALGUM MODO TODOS USAMOS E VIAJAMOS EM DROGAS. VIAJA MELHOR QUEM SABE ESCOLHER BEM SUAS DROGAS. BOA VIAGEM!
---------

Nenhum comentário:

Postar um comentário